quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

A LEI DO ANTIGO TESTAMENTO SEGUNDO O NOVO TESTAMENTO

Por favor, tenha paciência e tenha coragem para ler o assunto todo porque isso lhe será muito útil. Tire um tempo só para essa leitura. Esteja com a sua Bíblia em mãos para conferir os textos citados, pois são muitos e não dá para citá-los todos aqui, para não ficar muito extenso. 

Você sabia que nos primeiros anos da igreja, quando os apóstolos estavam vivos e pregando, muitos cristãos judeus tentaram fazer com que os cristãos gentios observassem a lei do AT? Sim, isso está registrado no livro dos Atos dos Apóstolos capítulo 15. Existiam muitos cristãos judeus que queriam judaizar o evangelho uma das razões de Paulo escrever a carta aos Gálatas, e foi essa razão daquele sínodo, daquela primeira reunião entre os primeiros líderes, entre eles Pedro e Tiago, também chamada de o primeiro concílio de Jerusalém.

Ainda hoje isso acontece, infelizmente. Há os cristãos, por exemplo, que acreditam que devemos observar o sábado ainda em nossos dias. Mas há aqueles cristãos que em determinadas situações dizem que não devemos observar o sábado pois estamos livres da lei do AT, mas em outras situações pregam doutrinas da lei do AT. São seletivos, mas isso está errado. Vamos analisar, portanto, o que o Novo Testamento diz sobre a Lei do AT, no que diz respeito a sua observância. Na verdade, uma simples leitura da carta de Paulo aos Gálatas já seria suficiente para deixar bem claro que o cristão está livre da lei do AT. O detalhe é que surgem umas ideias falando de "lei cerimonial" e "lei moral", para confundir o leitor da Bíblia. Portanto, vamos lá.



O uso do termo no NT grego Segundo o dicionário VINE, a palavra grega μ (nomos), é usada nos textos a baixo acompanhada com artigo definido “a “ para se referir a “lei” do Sinai. Veja os textos: Mt 5:18; Jo 1:17 ; Rm 2:15; 18, 20, 26, 27,; 3:19; 4:15; 7:4, 7, 14, 16, 22; 8: 3, 7; 3:10, 12, 19, 21, 24, 5:3 Ef 2:15; Fp. 3:6; 1 Tm 1:8; Hb 7:19 ; Tg 2:9.

Em outras passagens referindo-se ao Pentateuco e aos salmos como livros que a lei contém. Veja os textos: Mt 5:17; 12:5 ; Lc 16:16 ; 24:44 ; Jo. 1:45; Rm 3:21 ; Gl 3:10; Jo 10:34 ; 15:25).

O próprio dicionário Vine, assim como outras fontes, confirma o fato de que onde é citada a palavra grega μ “nomos” no NT refere-se ao AT, ou aos 5 primeiros livros da Bíblia:“Disso tudo o que se pode deduzir é que a lei, em seu sentido mais abrangente, era um título alternativo de 'As Escrituras ” ( Dicionário Vine ).


O NOVO TESTAMENTO  FALA DA LEI MORAL, LEI CIVIL OU DA LEI CERIMONIAL?
Alguém sugeriu que a lei do Antigo Testamento pode, significativamente, dividir-se em três aspectos: moral, civil e cerimonial. Essa divisão da lei é aceita e útil para uma boa compreensão dos seus aspectos, no entanto, quando a palavra “lei” é citada, tanto no VT, como no NT, ela traz em si a ideia da lei em sua totalidade, envolvendo os aspectos cerimonial, civil e moral. Quando se menciona a palavra “lei” na Bíblia, é para se referir aos cinco primeiros livros do VT, que os judeus chamam de “Torá”,  como também pode referir-se a todo o AT, como afirma o renomado escritor Abraão de Almeida: “Nas 400 vezes em que a palavra 'lei' aparece na Bíblia, em nenhuma só se refere ao decálogo (os dez mandamentos), como sendo a lei moral, e ao restante como sendo a lei, antes, refere-se a toda a lei contida no Pentateuco e nunca a uma parte dela” (ALMEIDA, Abraão de. O Sábado a Lei e a Graça, P.110). Portanto,  não consta no Novo Testamento essa divisão. Não vemos nem Jesus nem os apóstolos nem algum escritor se referindo a lei do AT de alguma forma específica, como se estivesse falando apenas de alguma lei, moral, de alguma lei, civil ou de alguma lei cerimonial.

O QUE JESUS DISSE EM LUCAS 16:16?

O referido texto diz o seguinte: “A lei e os profetas vigoraram até João; desde esse tempo vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele” (destaque meu). 

Para facilitar a sua compreensão você deve entender que as expressões “Antigo Testamento”  e "Novo Testamento" usadas em nossas Bíblias para distinguir as Escrituras judaicas das Escrituras cristãs, designando a antiga e a nova aliança, não eram usadas nos tempos do Senhor Jesus. Elas vêem sendo usadas, nesse sentido,  a partir do fim do século II d.C., na Antiga Latina, versão da Bíblia redigida antes do século II, sendo traduzida da Septuaginta. Embora, como veremos mais a frente, Paulo tenha usado, exatamente, para dizer que a lei do AT foi abolida por Cristo.

Os personagens dos 27 livros do NT, bem como os escritores, usavam diferentes palavras e expressões para se referirem ao AT. Por favor abra a sua bíblia e verifique os seguintes textos: Escrituras (Mt 21:42; 22:29; Jo 10:35; At 17:2; 17:11; Lc 24:27). Lei (Jo10: 34; 12:34; 1Co 14:21; Mt 5:18). Note que a palavra lei nestes textos tem um sentido mais amplo, não se referindo apenas aos cinco primeiros livros do AT (a Torá ), mas a todo o Velho Testamento. A lei e os profetas (Mt 5:17; 7:12; Lc 16:16; At 24:24; 13:15). Os profetas (Mt 26:56; Lc 24:25). Oráculos de Deus (Rm. 3:2; Hb 5:12). Também a expressão “Está Escrito” (Mt 4:4 e referências).

O que Jesus disse, portanto, é que o AT (A lei e os profetas) perdeu o seu valor normativo, isto é, não serve como  base doutrinária na relação entre Deus e o homem cristão. Se o Antigo Testamento vigorou somente até João, devemos evitar todas as doutrinas baseadas no AT, até mesmo o famoso texto de Malaquias 3:7-10, uma vez que ele pertence ainda ao VT, com exceção daquelas que foram ensinadas e ordenadas para a igreja no Novo Testamento. Lembre-se, nem sempre o fato de um assunto está sendo citado ou discutido por algum escritor ou personagem do Novo testamento, significa que tenha se tornado doutrina para a igreja. É preciso que haja uma ordem divina expressa para a igreja dada através de Jesus ou de um dos apóstolos. Citar um assunto ou uma passagem não é o mesmo que ordenar. Citar é diferente de ordenar. 

PAULO ESTÁ FALANDO DA LEI CERIMONIAL OU DA LEI MORAL?

Já vimos acima que a palavra lei se refere a toda a lei do AT e não a alguns aspectos da lei. Veremos um pouco mais abaixo como Paulo deixa bastante transparente, não deixando margem alguma a dúvidas que a lei do AT foi por Cristo abolida. Antes, porém vale apena verificar, com cautela,  as palavras de Paulo em romanos Rm.7:1-6 e fazer uma análise pois há uma forte comprovação aqui. Diz o texto:

Meus irmãos, vocês todos podem compreender muito bem o que vou dizer. Vocês conhecem as leis e sabem que elas só têm poder sobre uma pessoa enquanto essa pessoa está viva. Por exemplo, a mulher casada está ligada pela lei ao marido enquanto ele estiver vivo; mas, se ele morrer, ela estará livre da lei que a liga ao marido. De modo que, se ela viver com outro homem enquanto o marido estiver vivo, ela será chamada de adúltera. Mas, se o marido morrer, ela estará legalmente livre e não cometerá adultério se casar com outro homem. O mesmo acontece com vocês, meus irmãos. Do ponto de vista da lei, vocês também já morreram, pois são parte do corpo de Cristo. E agora pertencem a ele, que foi ressuscitado para que nós possamos viver uma vida útil no serviço de Deus. Pois, quando vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, os maus desejos despertados pela lei agiam em todo o nosso ser e nos levavam para a morte. Porém agora estamos livres da lei porque já morremos para aquilo que nos mantinha prisioneiros. Por isso somos livres para servir a Deus não da maneira antiga, obedecendo à lei escrita, mas da maneira nova, obedecendo ao Espírito de Deus.

Neste primeiro parágrafo do capítulo sete, vemos Paulo fazendo uma analogia para provar que a “lei” só tinha domínio sobre uma pessoa que vivia sob a obediência dela enquanto vivesse; quando a pessoa morresse, a lei perdia o seu vigor. Em sua analogia ele fala da mulher casada que, segundo a lei, enquanto o seu marido viver, está ela ligada ao marido pela lei, mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei conjugal, podendo casar-se novamente, (v.1-3). 

O mesmo acontece com vocês, meus irmãos. (v.4), aqui está um conectivo de comparação, isto é, através da frase "o mesmo acontece com vocês, meus irmãos", Paulo está comparando os crentes, (meus irmãos), a mulher citada no versículo acima, (1-3 ). E continua “ Do ponto de vista da lei, vocês também já morreram, pois são parte do corpo de Cristo.”  

O assunto continua no próximo parágrafo, mas observe principalmente no versículo 7 o que Paulo diz: 

O que vamos dizer então? Que a própria lei é pecado? É claro que não! Mas foi a lei que me fez saber o que é pecado. Pois eu não saberia o que é a cobiça se a lei não tivesse dito: “Não cobice."  

Até aqui, Paulo esclarece que a lei não é pecado, mas que a lei é quem aponta para o que é pecado, e uma vez que a pessoa que vive sob a lei tomou conhecimento que fazer isso ou aquilo é pecado, porque a lei assim o diz, torna-se transgressor da lei, se violar o que ela diz, cometendo, portanto, o pecado. Ao cometer o pecado, os efeitos do pecado vem sobre o transgressor, e vai levá-lo a morte, (veja v.9 e compare com 6:23).

Vamos então, terminar de ler o versículo 7: “ Pois eu não saberia o que é a cobiça se a lei não tivesse dito: “Não cobice." Paulo citou aqui o décimo mandamento. Aqui está uma grande prova de que, quando Paulo usa a palavra “lei” ele não se refere a uma tal de lei cerimonial apenas, como pensam alguns, basta consultarmos os Dez Mandamentos (que alguns chamam de lei moral ), para vermos que Paulo citou aqui um dos dez:

l > Não adore outros deuses; adore somente a mim.
ll > Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra . Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o Senhor, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos. 6Porém sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençoo os seus descendentes por milhares de gerações.
lll> Não use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o Senhor, o Deus de vocês, e castigo aqueles que desrespeitam o meu nome.
IV> Guarde o sábado, que é um dia santo. Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana; 10mas o sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a mim, o Senhor, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem os seus filhos, nem as suas filhas, nem os seus escravos, nem as suas escravas, nem os seus animais, nem os estrangeiros que vivem na terra de vocês. Em seis dias eu, o Senhor, fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no sétimo dia descansei. Foi por isso que eu, o Senhor, abençoei o sábado e o separei para ser um dia santo.
V> Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.
Vl> Não mate.
Vll> Não cometa adultério.
Vlll> Não roube.
lX> Não dê testemunho falso contra ninguém.
X>> Não cobice a casa de outro homem. Não cobice a sua mulher, os seus escravos, o seu gado, os seus jumentos ou qualquer outra coisa que seja dele.>> Este foi o mandamento citado por Paulo NA CARTA AOS ROMANOS 7:7. Pois eu não saberia o que é a cobiça se a lei não tivesse dito: “Não cobice."

Portanto, no trecho de romanos 7:1-7, como em várias outros, em que aparece a palavra lei, não há a divisão entre lei moral e lei cerimonial. Se Paulo cita um dos dez mandamentos (nesse caso, o décimo), significa que ele não fez distinção entre “lei moral” e “lei cerimonial”, porque se a lei da qual ele mesmo fala que estamos livres não envolvesse os 10 mandamentos poderíamos presumir quer ele não se referia a ela. "O fim da lei é Cristo" (Rm10:4). Mas, atenção! Paulo não está se referindo apenas aos 10 Mandamentos. Ele se refere a toda a lei do AT, porque se ele estivesse se referindo apenas aos 10 Mandamentos, significa que poderíamos transgredi-los sem problema. Este exemplo é apenas para mostrar que não existe na Bíblia divisão entre “lei moral” e “lei cerimonial”. Estamos livres apenas dos preceitos da lei do AT que não foram repetidos no NT. 


A LEI DE MOISÉS OU A LEI DE DEUS? 
Há os que afirmam, ainda, que existem  a lei de Moisés e a lei de Deus, insinuando que tratam-se de leis diferentes, sendo que a lei de Deus, os dez mandamentos, foi colocada dentro da arca, e a lei de Moisés foi colocada fora da arca, mas essa ideia também é estranha, a luz da Bíblia. Por favor confira em sua Bíblia os seguintes textos Ne 8:1,2,8,14,18. Observe que as expressões “lei de Deus” e “lei de Moisés”, são mencionadas para designarem a mesma lei. 

Leia ainda Mt.22:37-39, onde Jesus ensina que os dois “maiores mandamentos da lei” são: "Amarás O Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento." e "Amarás o teu próximo como ati mesmo" ( ARA ). Observe que Jesus citou as passagens de Dt 6:5 e Lv 19:18, as quais não fazem parte da chamada lei “moral”, porém não é feita nenhuma distinção entre a lei, como se a lei de Moisés fosse menos importante que a lei de Deus, e ainda destacou que são os dois maiores mandamentos.

Sugiro que o leitor leia a carta escrita aos Gálatas, principalmente a partir do capítulo 3, na qual o apóstolo Paulo ensina que a fé em Cristo suplantou a lei. Alguns só sabem dizer que a lei que foi abolida por Cristo foi a “lei cerimonial”, mas, como já ficou provado, a luz da própria Bíblia, não existe essa divisão, senão na mente deles. A realidade é que os crentes judaizantes, estavam tentando impor aos crentes da Galácia, a prática da circuncisão, e as responsabilidades da lei mosaica como elementos necessários à salvação, (Gl 1:7; 4:12)

É forçoso alguns agirem semelhante aos judaizantes da Galácia, afirmando que o cristão deve observar a lei do AT para ser salvo. O cristão é salvo pela graça. Graça é um favor imerecido. A graça de Deus dá algo que não conseguiríamos de outra forma, pois não tínhamos condições de merece-la; Deus, por meio de Cristo, nos concede este favor, e nós recebemos este favor quando cremos em Cristo e em sua obra de redenção. O apóstolo João parece entender bem isso quando diz em seu evangelho: "Porque todos nós temos recebido de sua plenitude e graça. Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo" ( Jo 16:17).

O PACTO QUE DEUS FEZ COM ISRAEL E O PACTO QUE DEUS FEZ COM A IGREJA

Deus fez uma aliança com Abraão e confirmou esta aliança com os seus filhos Isaque e Jacó. Em Êx 19:5, encontramos o Senhor ratificando o concerto com a descendência de Abraão, a nação de Israel: "Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha". 
A palavra traduzida por aliança no AT, é “berit”, palavra hebraica que significa “aliança”, “pacto” ou “concerto”. Como qualquer leitor da Bíblia pode ver, o Antigo Concerto foi estabelecido entre Deus e Israel, (Êx19:1-6) e os Dez Mandamentos, entre os quais está a observância do sábado, o 4º mandamento, faziam parte do antigo Concerto, (Dt 4:12,13; 9:8; Êx 34:27,28). Aliás, não só os Dez Mandamentos como toda lei em si, como já constatamos acima. 

O primeiro pacto foi invalidado!

 A nação de Israel não cumpriu a sua parte na aliança e violou a lei. Deus levanta, então, os profetas para exortarem a nação a obedecer a lei de Deus, ou enfrentar a disciplina anunciada pelos representantes de Deus. A punição foi inevitável tendo em vista que a nação permaneceu obstinada (2 Rs 17:7-23). Através de Jeremias, Deus então promete estabelecer um Novo Concerto:

Estão chegando os dias, declara o SENHOR, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá. Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o SENHOR deles, diz o SENHOR. Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias, declara o SENHOR: Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo” ( Jr 31:31-34).



O novo pacto foi estabelecido!
 

Com a morte de Cristo na cruz, foi estabelecido o Novo Concerto prometido por Deus. É disso que Jesus está falando quando diz: “Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós” ( Lc 22:20; 1 Co11:25 ).

Já que o novo Concerto foi estabelecido, então, o Antigo foi desfeito, perdeu seu valor normativo, consequentemente, a lei que era baseada no Antigo Concerto, também não vigora. È interessante notar alguns aspectos dos dois concertos: O primeiro concerto foi estabelecido entre Deus e Israel, (Êx.19:5). O projeto de Deus incluía os judeus primeiramente (Jo 1:11-13), mas não apenas eles, também as pessoas de outras nações. O segundo foi estabelecido entre Deus e a Igreja, (Mt.16:18). No primeiro, a base da relação entre o povo e Deus é jurídica, tendo por base os preceitos da lei. No segundo, a base da relação entre o fiel e Deus, é a fé em Cristo que o leva a Deus na condição de filho. É uma relação familiar.

O Antigo Concerto foi abolido, (Hb.8:6-13; 10:7-9; 12:18-24), enquanto o Novo vigora para sempre a partir da cruz.



VOCÊ DE NOVO, PAULO?


O que Paulo tem em mente ao dizer essas palavras, afinal em 2 Co 3:7-16? Qual é a intenção de Paulo ao dizer o que disse? Por favor, leia observando principalmente as partes em destaque.Compare em sua Bíblia.

O texto está em 2 Coríntios 3:7-16

"E, se O MINISTÉRIO DA MORTE, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, como não será de maior glória o MINISTÉRIO DO ESPÍRITO?

Porque, se O MINISTÉRIO DA CONDENAÇÃO foi glorioso, muito mais excederá em glória o MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Porque também o que foi glorificado nesta parte não foi glorificado, por causa desta EXCELENTE GLÓRIA. Porque, se O QUE ERA TRANSITÓRIO foi para glória, muito mais é em glória O QUE PERMANECE. Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.

E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim DAQUILO QUE ERA TRANSITÓRIO. MAS OS SEUS SENTIDOS FORAM ENDURECIDOS; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; E ATÉ HOJE, QUANDO É LIDO MOISÉS, O VÉU ESTÁ POSTO SOBRE O CORAÇÃO DELES. Mas QUANDO SE CONVERTEREM AO SENHOR então o véu se tirará."

 

Observe como é simples para Paulo, o apóstolo, fazer uma comparação entre a nova aliança (novo testamento) e  a antiga aliança (antigo testamento). Lembra do que leu acima sobre isso? Pois então, vamos lá:
Paulo chama o Antigo Testamento aqui de:
MINISTÉRIO DA MORTE - MINISTÉRIO DA CONDENAÇÃO - O QUE ERA TRANSITÓRIO - MOISÉS.

Quanto ao Novo Testamento ele classifica como:

MINISTÉRIO DO ESPÍRITO - MINISTÉRIO DA JUSTIÇA - EXCELENTE GLÓRIA - O QUE PERMANECE.

Porém, além dessa clara distinção, Paulo deixa claro que o Antigo Testamento foi por Cristo abolido; quem se preocupa em ficar lendo a lei está com o véu sobre o entendimento, ele diz, e finaliza dizendo que QUANDO SE CONVERTEREM o véu será tirado, ou seja, passarão a compreender. Você que insiste em observar a lei do AT para ser salvo, ou para ensinar doutrinas contidas na lei do AT, as quais não são ensinadas como doutrina para a igreja, devia observar com muito cuidado o que o apóstolo está dizendo aqui.


SEGUE O MESMO TEXTO NA NVI:

O MINISTÉRIO QUE TROUXE A MORTE foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente.
Não será o ministério do Espírito ainda muito mais glorioso?

Se era glorioso O MINISTÉRIO QUE TROUXE A CONDENAÇÃO, quanto mais glorioso será o ministério que produz justiça! Pois o que outrora foi glorioso, agora não tem glória, em comparação com a glória insuperável.E se o que estava se desvanecendo se manifestou com glória, quanto maior será a glória do que permanece! Portanto, visto que temos tal esperança, mostramos muita confiança.

Não somos como Moisés, que colocava um véu sobre a face para que os israelitas não contemplassem o resplendor que se desvanecia.

Na verdade AS MENTES DELES FECHARAM, pois ATÉ HOJE O MESMO VÉU PERMANECE QUANDO É LIDA A ANTIGA ALIANÇA. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido. DE FATO, ATÉ O DIA DE HOJE, QUANDO MOISÉS É LIDO UM VÉU COBRE OS SEUS CORAÇÕES. MAS QUANDO ALGUÉM SE CONVERTE AO SENHOR O VÉU É TIRADO

ENTÃO, O ANTIGO TESTAMENTO NÃO SERVE PARA NADA?

Acredito que o que foi exposto acima acerca da lei no Novo Testamento é suficiente para esclarecer de uma vez por todas que o cristão não é obrigado a observar a lei do AT. Isso, obviamente não significa que o AT não serve para nada, serve sim! Paulo, ao escrever a sua segunda carta a Timóteo disse:

Pois toda a Escritura sagrada é inspirada por Deus e útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver” (2 Tm 3:16)

Sabemos que Paulo está se referindo ao Antigo Testamento porque, na ocasião em que redigiu esta carta, o Novo Testamento ainda não tinha sido completamente escrito e a canonização do Novo Testamento só se completaria no ano 397 d.C., o que significa que os ensinos do Antigo Testamento não estão descartados, pelo contrário, eles servem para “o ensino da verdade, condenação do erro, correção das faltas e o ensino da maneira certa de viver”, afinal, o apóstolo Paulo está escrevendo para Timóteo, que era cristão. Como ficam as doutrinas do dízimo e da guarda do sábado, as quais são ensinadas no Antigo Testamento?

Primeiro que o mesmo Paulo que disse “O fim da lei é Cristo” (Rm10: 4), não diria o contrário agora, e ele realmente não está fazendo isso, o que seria um contra-senso e suas palavras se chocariam, também, com os ensinamentos de Cristo quando disse: “A lei e os profetas vigoraram até João; desde esse tempo vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele” (Lc16; 16. ARA).

Em segundo lugar não temos como negar que o Antigo Testamento tem realmente muito a nos ensinar sobre muitas coisas. É no Antigo Testamento que encontramos a resposta para a origem do mal, para a situação atual do homem, e se você quer saber, quando Galileu Galilei descobriu que a terra era redonda e não quadrada, como insistia a igreja católica romana, a Bíblia já declarava isso no livro do profeta Isaías (Is 40:22).

Deus revelou muito de si mesmo e de seus propósitos. No AT, encontramos evidências da doutrina da Trindade, aprendemos sobre a natureza dos anjos, filosofia no livro de Jó, ensinos e muitos aconselhamentos nos livros de Eclesiastes e Provérbios, poesia no livro de Cantares de Salomão, podemos ainda constatar o cumprimento de várias profecias relacionadas a Cristo e a nação de Israel, etc., etc., etc. Por acaso não estamos sendo ensinados e educados na justiça quando aprendemos estas coisas, e muito mais, no AT? Claro que sim! Portanto, de forma alguma o Antigo Testamento está sendo descartado e não pode ser desconsiderado.

Dicas para ler o AT.

Devemos ter em mente que nem tudo o que foi ordenado por Deus no Antigo Testamento serve para nós, cristãos de hoje. Torne-se um leitor cuidadoso e um ouvinte atento porque tem muita gente pegando trechos ai do AT com experiências dos personagens querendo transformar em doutrina. Quantas vezes não ouvimos os pregadores da doutrina da prosperidade dizer que "Abraão deu o seu tudo (Isaque) para Deus  e que, por isso Deus o honrou a fé dele, de maneira que você deve dar o seu tudo  (seus bens, seu dinheiro etc.) também para Deus ciente de que Deus vai honrar a sua fé"? É claro que é uma heresia! Ainda que uma voz vinda do mundo espiritual lhe fale aos ouvidos,  você, mesmo assim, precisa ter certeza se realmente é Deus quem está falando com você, porque pode muito bem não ser; imagina um ser humano falando como se fosse porta voz direto de Deus, mas será que foi mesmo Deus quem mandou ele dizer tais coisas para a igreja? Para você? Do jeito que a coisa está bagunçada, escândalo e mais escândalo no mundo da fé evangélica, creio que Deus seria muito cauteloso neste aspecto.

Se alguém me pedisse uma sugestão eu diria o seguinte: aprenda a ler a Bíblia em versões modernas como a NTLH, NVI, Bíblia Viva, para uma compreensão mais rápida do texto. Compre livros sérios de hermenêutica biblica. Faça uso de comentários sérios. Descubra a cronologia dos fatos, afinal, os próprios livros das Bíblias protestantes não estão classificados em ordem cronológica. Por exemplo, o livro de Malaquias não foi o último livro a ser escrito no AT. A Livro A Bíblia através dos séculos de Antônio Gilberto pode lhe ajudar nesse sentido. Pesquise mais. Mais algumas dicas dicas abaixo.

Como devemos proceder quando estivermos lendo o Antigo Testamento? Como sabermos o que ainda é válido para nós hoje como doutrina, e o que serviu apenas para as pessoas daquela época a quem Deus se dirigiu?

Parte da resposta a estas perguntas já foi dada ao falar sobre o quanto aprendemos no AT. Não devemos achar que de fato Paulo se refere a “tudo” o que está escrito no Antigo Testamento, quando usa a expressão 'Toda a Escritura “. Devemos nos lembrar, por exemplo, quando o apóstolo Paulo, ao advertir os crentes de Colossos sobre” falsas doutrinas “, fala de práticas que eram ensinadas no AT: "Portanto ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber ou por causa dos dias de festas, ou da lua nova, ou dos sábados “(Cl2: 16). Ele jamais quer dizer, por exemplo, que tudo o que está na lei do Antigo Testamento, onde encontramos também a fundamentação para a doutrina do dízimo obrigatório, e para a doutrina do sábado, nos é útil para a vida cristã, uma vez que ele mesmo já havia dito:” Todos aqueles pois que são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei para faze-las “(Gl 3:10).

Devemos procurar entender se o escritor não está apenas narrando um fato, ou se há, realmente, uma ordem de Deus para que se obedeça ao que ele propõe. Se não houver uma ordem de Deus, não é doutrina, e quando houver, devemos procurar saber se tal ordem é válida para nós hoje, ou se foi apenas para as pessoas da época.


Algumas dicas de respeitados hermeneutas são que o que determina qual preceito do AT deve ser ou não observado, é o fato de tal preceito ser citado no NT e ordenado a sua observação pela igreja: “Somente aquilo que é explicitamente renovado da lei do Antigo Testamento pode ser considerado parte da ‘lei de Cristo’ no Novo Testamento.” (FEE, Gordon D., e STUART, Douglas. Entendes o que lês? P.141). Portanto, tudo o que for citado e ensinado como doutrina válida para a igreja, deve ser obedecido e não apenas o que for citado.

Observe que citar é uma coisa, ensinar como doutrina é outra coisa. Isso acontece quando se trata da observância do sábado ou da prática de dizimar; apenas os judeus estão obrigados a isso, a igreja, não. Se por um lado, enquanto uma pessoa que nunca leu a Bíblia, nem ouviu alguém ensinar que deixar de dizimar ou de guardar o sábado, é pecado (pois são preceitos locais, válidos somente para judeus e/ou prosélitos), ela não estará pecando por não fazer essas coisas. Por outro lado, ela “sente” que é errado cometer homicídio, roubar, defraudar etc., pois isso é universal; são princípios impregnados por Deus na natureza humana, e que está de acordo com o aspecto moral da lei, a qual expressa o aspecto moral da natureza divina, logo, ela estará pecando sim, se praticar essas coisas.

Por fim, espero sinceramente que o que foi dito até aqui tenha servido para esclarecer melhor a questão da lei do AT no NT. Leia o Novo Testamento todo, de preferência fazendo uso de uma versão fácil de ler como a NTLH ou a NVI, entre outras.

AGRADEÇO POR SUA ATENÇÃO E PACIÊNCIA. HÁ OUTROS TEMAS QUE TALVEZ SEJAM DO SEU INTERESSE.

CLIQUE NOS TÍTULOS ABAIXO PARA LER OS SEGUINTES ASSUNTOS:

Como entender Ml 3:7-10 

O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO

Riqueza: Bênção de Deus ou deus em forma de bênção? 

JESUS É LÚCIFER! 

PEDRO DESMASCARA OS FALSOS PROFETAS!   

Textos que exigem uma explicação

 

 

 

 

 











 
Meus irmãos, falo a vocês como a pessoas que conhecem a lei. Acaso vocês não sabem que a lei tem autoridade sobre alguém apenas enquanto ele vive?
Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento.
Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera.
Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.
Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei atuavam em nossos corpos, de forma que dávamos fruto para a morte.
Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita.
Romanos 7:1-6
Meus irmãos, falo a vocês como a pessoas que conhecem a lei. Acaso vocês não sabem que a lei tem autoridade sobre alguém apenas enquanto ele vive?
Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento.
Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera.
Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.
Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei atuavam em nossos corpos, de forma que dávamos fruto para a morte.
Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita.
Romanos 7:1-6

3 comentários:

Presbítero Israel Lopes disse...

A Paz do Senhor Jesus Domingos

Como sempre segue um comentário longo, então seŕa em duas ou mais partes por causa da capacidade de caracteres. Espero que contribua e tenha algo de proveito.

Muito bom o texto, presta favores aos que gostam de conhecer um pouco mais.
Ao ler me veio alguns questionamentos, que considero mais que normal, já que este texto refuta ideias e instiga uma reflexão.

Vou citar os trechos e em seguida algumas interrogações que surgiram:

“Para facilitar a sua compreensão você deve entender que as expressões “Antigo Testamento”  e "Novo Testamento" usadas em nossas Bíblias para distinguir as Escrituras judaicas das Escrituras cristãs, designando a antiga e a nova aliança, não eram usadas nos tempos do Senhor Jesus.”

Obs: Posso afirmar assim que o Senhor não fazia menção do surgimento de uma outra Escritura Sagrada além da que já existia? Então posso conjectura que os textos reunidos para formação do NT não estavam nos planos do Senhor Jesus? Pois Antes de Cristo temos o AT, utilizado por todos que tentavam mostrar a Salvação aos homens, inclusive Jesus quando explica de si mesmo através das Escrituras no caminho de Emaús. Para que sair de uma norma “AT” e entrar em outra “NT”. Assim se faço menção de uma ou outra ou ambos parece que sempre surge apoio e desaprovação por parte de alguém. Será que estava nos planos de Deus a criação de um novo livro de normas, agora para o povo enxertado?

Israel Lopes

Presbítero Israel Lopes disse...

II

“Os personagens dos 27 livros do NT, bem como os escritores, usavam diferentes palavras e expressões para se referirem ao AT. Por favor abra a sua bíblia e verifique os seguintes textos:”

Obs.: Esta verificação só será clara nos originais, e com uma exegese bem feita pois o real sentido do que pensava o escritor é quase imposível (na minha opinião) se obter. Então apenas poderemos obter alguma coisa mais apurada através de uma exegese aplicada? Desta forma estará atestada a teoria de que a leitura da Bíblia não é para para todos, poucos poderão fazer isto, a maioria anda pelo entendimento da primeira vista no texto. O catolicismo estava certo então, a leitura da Bíblia torna-se mais prejudicial do que salvadora quando lida pelo povo?

“O que Jesus disse, portanto, é que o AT (A lei e os profetas) perdeu o seu valor normativo, isto é, não serve como base doutrinária na relação entre Deus e o homem cristão.”

Obs. Mas Jesus pode ter refutado a interpretação dos Mestres da Lei, ao invés da Lei; as respostas de Jesus indicariam uma nova maneira de ver os preceitos de Deus sem o uso exclusivo da Lei de Deus?

Israel Lopes

Presbítero Israel Lopes disse...

III


“E agora pertencem a ele, que foi ressuscitado para que nós possamos viver uma vida útil no serviço de Deus. Pois, quando vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, os maus desejos despertados pela lei agiam em todo o nosso ser e nos levavam para a morte. Porém agora estamos livres da lei porque já morremos para aquilo que nos mantinha prisioneiros. Por isso somos livres para servir a Deus não da maneira antiga, obedecendo à lei escrita, mas da maneira nova, obedecendo ao Espírito de Deus.”


obs. Quando Paulo escreve: “E agora pertencem a ele, que foi ressuscitado para que nós possamos viver uma vida útil no serviço de Deus.” e “Por isso somos livres para servir a Deus não da maneira antiga, obedecendo à lei escrita, mas da maneira nova, obedecendo ao Espírito de Deus.” ele coloca em cheque a ideia de livre das leis livres de obrigações. Pode-se encontrar aqui uma Lei mais excelente e apurada que é a do Espirito de Deus? Se isto se torna verdade, os que dizem estar em Cristo mas não cumprem as obrigações da Lei do Espírito de Deus (“Uma nova lei?”) estão também em erro tão grande quanto os da Antiga Aliança?

“O que vamos dizer então? Que a própria lei é pecado? É claro que não! Mas foi a lei que me fez saber o que é pecado. Pois eu não saberia o que é a cobiça se a lei não tivesse dito: “Não cobice."

Outra observação que faço é que de qualquer forma Lei escrita por mãos dos homens ou leis escrfita no coração pelo Espírito de Deus vai servir para o mesmo fim revelar o erro (pecado), esclarecendo, iluminando, etc. (meu parecer)

“Devemos ter em mente que nem tudo o que foi ordenado por Deus no Antigo Testamento serve para nós, cristãos de hoje. Torne-se um leitor cuidados e um ouvinte atento porque tem muita gente pegando trechos ai do AT com experiências dos personagens querendo transformar em doutrina.”

Isto é de muita importância, pois muitos (a maioria dos pregadores gostam de transformar quase tudo que encontram escrito no AT em metáforas, (defeituosas e claramente errôneas). Mensagens metaforicamente gritadas dos púlpitos, usando trechos do texto bíblico onde não existem nem sombras do uso desta figura de linguagem. Isto é uma técnica eficaz para movimentos nas Igrejas. Esta é a forma como criam-se as histórias de histórias para pregações. Geralmente são os desfechos maravilhosos que alguns acreditam “Agora veio quentinha do alto irmãos”, quando na realidade veio mesmo é de usa mente.

Um texto que instiga a reflexão, muito bom, e com certeza pode se estender muito mais em um debate, vamos preparar um será de grande valia para todos que presenciarem!
Abraço irmão e amigo Deus continue abençoando sua vida e pesquisas.


Em resumo de tudo é muito bem colocado a recomendação exposta no texto quanto leitura e uso do AT:

“Devemos ter em mente que nem tudo o que foi ordenado por Deus no Antigo Testamento serve para nós, cristãos de hoje. Torne-se um leitor cuidados e um ouvinte atento porque tem muita gente pegando trechos ai do AT com experiências dos personagens querendo transformar em doutrina. Quantas vezes não ouvimos os pregadores da doutrina da prosperidade dizer que "Abraão deu o seu tudo (Isaque) para Deus e que, por isso Deus o honrou a fé dele, de maneira que você deve dar o seu tudo (seus bens, seu dinheiro etc.) também para Deus ciente de que Deus vai honrar a sua fé"? É claro que é uma heresia!”

Na realidade igrejas neopentecostais e pentecostais são as maiores vítimas deste tipo de pregação, onde transforma-se histórias e relatos bíblicos completos em um grande conjunto de metáforas que na maioria dos casos nem esta figura de linguagem há no texto. Lamentável!

Presbítero
Israel Lopes

A DOUTRINA DO DÍZIMO FOI ESTABELECIDA ANTES DA LEI DO AT?

Abraão e Melquizedeque Algumas pessoas ao perceberem que re almente nã o há base no NT para doutrinar os fiéis na  questão do díz...